Note in English: scroll down up to the bottom of the page.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Digo com todas as letras: roupa suja se lava no blog!

Bom, comecemos assim... Primeiro eu disse, numa postagem anterior, que não falaria de Chico Buarque, ever! Mas daí fui baixamente chantageado. Um amigo me ofereceu para publicar, com exclusividade aqui no cifraamodaantiga (pelo menos a exclusividade de ser o primeiro a publicar), uma caricatura feita por ele do Chico.

Claro, muitos podem pensar que é feio lavar roupa suja nos blogs, mas enfim. Foi baixaria mesmo. Porque eu sempre peço que ele faça umas ilustrações para as minhas postagens e elas nunca vem, então eu sempre coloco uns vídeos idiotas do Youtube, ou umas imagens cretinas catadas no Google, umas capas de umas revistinhas de cifras cheirando a mofo... Mas eu cedi à chantagem. Faço qualquer coisa por uma ilustração exclusiva para o blog. Mesmo que seja do Chico e que eu tenha que ir contra os meus princípios de não querer chover no molhado. Principalmente porque não sou muito criativo.

Eu tinha dito que me recusava a falar de Chico Buarque porque, provavelmente, já se disse tudo sobre ele. E também já se falou tudo e mais um pouco sobre a sua obra que, segundo creio, é o mais relevante de sua vida. Mas ao mesmo tempo eu disse, naquela mesma postagem, que saber sobre vida e obra de Chico contava pontos na tabela geral do flerte. Mostrar-se conhecedor de Chico conta pontos altíssimos. E se na noite da boemia o sujeito tirar um violão da manga e tocar Todo o Sentimento, bom... Segundo me disse meu amigo, lançando mão dessa estratégia, “Chico torna viáveis até os amores inviáveis”. Ele deve saber do que está falando.

Mas já que eu cedi a tão caro suborno, e comecei 2011 fazendo tudo errado, sendo completamente inescrupuloso com a obra alheia, vou chutar o balde mais ainda: vou colocar uma letra de uma música que eu mesmo compus há uns dois anos e que, depois de concluído o processo criativo e criado o produto, acabou virando, de certa forma, uma homenagem a Chico Buarque, e que também me recuso a comentar. Só digo que já que o Chico compôs os maiores clássicos com o tema separação (Trocando em Miúdos, Atrás da Porta, Gota d'Água, Eu Te Amo, trechos de João e Maria, entre outras), e considerando que o artista geralmente não canta a própria vida e que outro pode narrá-la; arrisquei-me, portanto, a tal heresia.

Confiram aí a letra, que já está musicada, e quando eu me dignar a fazer uma gravação decente, posso vir a publicar pelo blog! As aparentes referências a pessoas reais não tem necessariamente relação com a realidade (são quase que uma mera coincidência, um acidente no meio da criação poética). Tanto que o nome “Marieta” foi uma das últimas coisas a entrar nessa letra, cujo título Todas as Letras, estava definido desde o segundo verso. E “Marieta”, que não tinha sido pensada inicialmente, rimava mais ou menos com “todas as letras” na última estrofe, então... Tudo pelo bem da construção poética. Longe de mim querer falar de uma das separações mais comentadas de um dos nossos maiores artistas. Longe de mim querer cantar uma dor de verdade, uma dor de vidas vividas.


Todas as letras


vou te mostrar
com quantas letras se diz
não venha bancar a atriz
com a nossa situação
olha pra cá, por favor

me escuta com atenção
eu não me sinto feliz
suplicando teu perdão
por algo que eu não fiz
mas virou obsessão

enfim, eu quero dizer
que o nosso amor acabou
quem é que não percebeu?
e se o errado fui eu
você foi quem provocou

pois quando havia uma chance
de acender o romance
você me abandonou
e nem sequer me escutou
achando que era melhor...

...depois
tentou voltar mas não deu
o desencanto cresceu
você jamais mereceu
essa coisa de nós dois

escuta aqui, Marieta
digo com todas as letras
meu jeito manso se foi
e teu amor já não dói mais
em mim

Até a próxima!

Luis Felipe


[Cristiano, obrigado pela caricatura! Abraço, irmão.]

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah, maravilha, maravilha!
Agora posso dizer, regurgitando de satisfação: o Felipe não é mais incorruptível, hahaha!
Mas creio que seja um preço pequeno a se pagar, ceder a um desenho mequetrefe pra postar, além do ótimo texto, uma letra tua. E que letra!! Tenho certeza que a partir de agora muitos outros admiradores aparecerão por aqui, ainda mais depois que eu postar o vídeo em que tu tá tocando! Aí sim, hahahaha!
Muito bom, irmão!

BrunOrtiz disse...

Belo texto e grande carica do Chico!

Luis Felipe R. Freitas disse...

Como diria João, o Bosco:

- Obrigado, gente!