Note in English: scroll down up to the bottom of the page.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Novos modelos de censura

Quem acessou o http://letras.terra.com.br/ atrás das letras de canções de Ana Carolina nos últimos meses deparou-se com a seguinte mensagem:

“As músicas de autoria da compositora Ana Carolina foram removidas em razão de solicitação dos titulares da obra. O Letras.mus.br está trabalhando para obter o licenciamento desse conteúdo.”

Paremos e pensemos sobre a situação que se apresenta, e que é absurda sob qualquer ângulo que se olhe. Como classificar essa “solicitação dos titulares da obra” de retirar letras de música de sites de letras? Chilique? Birra? Mamãe, publicaram minha letra e não me deixam brincar com a bola deles? Ou mesmo falta do que fazer, durante uma crise de falta de criatividade?

Pois eu digo: as letras foram retiradas do site muito provavelmente baseadas numa lei de direitos autorais, segundo a qual deve-se pagar aos autores pela publicação de sua obra. Mas vamos e venhamos, é uma atitude antipática somente. O site pode ter sido processado e pode ter até um pedido de pagamento para ressarcimento dos “danos”. Ora, ora, ora.... quais seriam os danos?

Para todos os efeitos de direito efetivamente se reconhece a autoria de qualquer coisa, e letras e músicas têm seu registro em vários lugares possíveis (desde a Biblioteca Nacional até o cartório do outro lado da rua). Mas sei que o objetivo de um site que publica letras de todos os músicos, e que aliás, as publicações são feitas com contribuições de usuários (pessoas comuns assim como eu e você), não tem a intenção de lucrar ilegalmente com o trabalho dos outros. Eu vejo esses sites que eu recomendo na coluna à direita do cifraamodaantiga como serviços de utilidade pública e cultural. Trata-se somente de uma divulgação cooperativa de informações. Não há como se fazer mistério com letras de música; as canções tocam no rádio, tocam na novela, estão no Youtube, e qualquer um pode transcrevê-las e... adivinhem: eis uma “publicação ilegal” da letra! Por que, então, implicar com um site em que usuários comuns enviam as transcrições das canções de seus ídolos? Há, inclusive, artistas que eles mesmos postam suas letras, ou as corrigem quando percebem que há erros. Sério, não duvidem disso.

Quem vai a shows eventualmente e gosta de se preparar para o evento, ouve os discos do artista, rememora as músicas, imprime as letras para ficar cantando, tudo para chegar no dia e ser parte do show, cantar junto tudo o que for possível. Esse é um clima legal num show.

Não sei em que medida há veracidade no conteúdo da mensagem, e caso seja absolutamente verdadeira, não podemos saber qual foi a motivação. Só sei que se alegaram que os CDs de Ana Carolina vêm com material impresso contendo as letras (eu sei porque eu tenho alguns CDs dela e eles realmente vêm com esse material), e que os fãs que compram os discos têm acesso a essas letras oficialmente, não há porque um site publicá-las sem a artista receber nada; sei que se isso foi a argumentação, não deve ter saído de um cérebro pensante. Porque isso é somente mesquinho e a atitude é antipática. Posso até assegurar que muitas dessas letras no site citado, entre outros, são enviadas pelos mesmos fãs que possuem os CDs, os DVDs, vão nos shows e gostam de compartilhar as letras de que gostam. Nesse sentido, contra quem que é a solicitação de retirar as letras do site, contra o site ou contra os fãs da artista?

E se a atitude é contra os fãs, quem acaba prejudicado lá pelas tantas é o próprio artista. Vou me usar como exemplo. Depois que li aquela mensagem já há uns vários meses atrás (e a mensagem ainda está lá hoje!) parei de ouvir Ana Carolina, pois isso me deu um desgosto grande. E posso dizer o porquê. Como diz Renato Russo em Bumerangue Blues, “tudo o que você faz, um dia volta pra você”. Uma atitude mesquinha como essa não gera uma energia boa, e o retorno para um artista mesquinho será fãs mesquinhos. Estou pasmo!

Quem quer ser artista de verdade deve querer a sua poesia na boca do povo, e não fechada num cofre de ignorância e de ganância; quem quer ser poeta deve, enfim, aprender com Sérgio Sampaio:


Cada Lugar Na Sua Coisa


Um livro de poesia na gaveta não adianta nada
Lugar de poesia na calçada
Lugar de quadro é na exposição
Lugar de música é no rádio

Ator se vê no palco e na televisão
O peixe é no mar
Lugar de samba enredo é no asfalto
Lugar de samba enredo é no asfalto

Aonde vai o pé arrasta o salto,
Lugar de samba enredo é no asfalto
Aonde a pé vai se gasta a sola
Lugar de samba enredo é na escola


http://letras.terra.com.br/sergio-sampaio/526072/


Solidarizo-me com os fãs e com o letras.mus.br contra este tipo de atitude censora que, pelo menos aparentemente, parte da própria artista ou de quem a assessora (mal, diga-se de passagem).


Até a próxima!


Luis Felipe


P. S. Não sei quem é o autor da ilustração, mas eu retirei-a do site http://linkpb.net/?m=20100611 tendo digitado na busca por imagens alusivas à censura.

3 comentários:

Anônimo disse...

Outra do Sampaio: "eu quero é botar meu bloco na rua...". Para o bem da música nacional e dos apreciadores de um som de responsa, talvez seja melhor mesmo o bloco dessa moça ficar preso na concentração... Eis a diferença entre ela e artistas de verdade, como o Sampaio: as vezes, o reconhecimento não vem pelas milhares de cópias vendidas do último cd pop-brega-caça-tostão, mas pelo reconhecimento e e respeito das futuras gerações de ouvintes. Acredito (e espero) que daqui há 20 anos ninguém saiba quem foi Ana Carolina.

Anônimo disse...

Errata do comentário acima: onde lê-se o segundo "reconhecimento", leia-se "admiração". A culpa foi do chope.

Aldo Jung disse...

Putz! Agora tô até com receio de decorar as letras das músicas e as sair cantarolando por aí! Já pensou se me perguntam de onde tirei a letra e digo que decorei de tanto ouvir no rádio ou de assistir ao vídeo no Youtube...