Note in English: scroll down up to the bottom of the page.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Novos Rumos: refazendo a rota


Escreve-me um leitor (e que não é meu conhecido, fiquei feliz) um gentil email me corrigindo quanto a uma informação equivocada num texto que escrevi. Em Para o poeta do infinito eu cito a canção Novos Rumos sem muita discussão como se fosse composição do próprio Paulinho da Viola. O leitor escreveu-me:

“Prezado sr.
Vi em um comentário seu a respeito de Paulinho da Viola, muito bem feito por sinal. Gostaria de lembrá-lo que a música NOVOS RUMOS gravada por Paulinho a letra é dos compositores CASTRO ALVES e ROCHINHA gravada por SILVIO CALDAS. Mérito é mérito.
Um abraço.”

O leitor está coberto de razão e com essa errata, portanto, eu espero me redimir do erro (vide P.S.² e comentários abaixo). A canção Novos Rumos lista em pelos menos dois discos de Paulinho da Viola; A faixa 1 do disco 2 do álbum Bebadachama, de 1997, e a faixa 7 do CD Bebadosamba, de 1996, mas não é, de qualquer forma, composição dele. E a gravação do saudoso seresteiro Silvio Caldas, que eu particularmente não conheço (ainda), pode estar datada de antes mesmo da década de 1970, o que talvez possa fazer com que a minha momentânea ignorância seja perdoada e posteriormente sanada.

Obrigado, amigo leitor, sinceramente, pela sua valiosa ajuda.

Ainda bem que, graças à possibilidade de se argumentar dialeticamente, o meu ponto de vista naquele texto não deixa completamente de ser válido. Não sendo Paulinho o poeta compositor de Novos Rumos, ele não deixa de se atribuir um papel de poeta intérprete ao escolher uma música que forma um conjunto de metáforas com algumas de suas próprias composições, as recorrentes metáforas de marinheiro. E, se eu não estiver dizendo um absurdo, o intérprete é um nível da "entidade" poeta, independentemente de ser o autor ou não, mas que entra em cena no momento da enunciação da poesia, quando ela é declamada ou cantada.

Mas ufa! Isso não deixa de nos fazer pensar como essas confusões acontecem mesmo. Eu procuro ser rigoroso em distinguir autor de intérprete, mesmo sendo às vezes a mesma pessoa, e fui eu mesmo que criei na minha cabeça, quando estava escrevendo aquele texto, uma imagem do Paulinho da Viola navegando no tempo. E num lapso de atenção atribuí a ele a autoria de uma canção da qual ele não é o autor, apenas intérprete, sem nem mesmo ir verificar a informação.

Espero que me perdoem, mas não prometo que não faço mais. Enquanto eu estiver escrevendo estarei sujeito ao erro. Assim como admito ser corrigido. E que siga o barco!

Até a próxima!

Luis Felipe

P.S.¹ A imagem vetorizada é de uma fotografia que foi tirada do barco de passeio Cisne Branco, costeando a cidade de Porto Alegre, "singrando o Guaíba...".

P.S.²  A composição é de Orlando Porto e de Rochinha, como se pode ver nos comentários. Agradeço às familiares do compositor pela sua contribuição. Para mim é uma honra receber seus comentários. Apenas mantive a postagem porque acredito que discussão na postagem é válida - e nos comentários mais ainda! - no sentido de garimparem-se, com a ajuda de leitores do blog, esses dados autorais históricos.  Esta nota data do dia 22 de agosto de 2014.

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado sr. Luiz Felipe
È com muito respeito que escrevo esta mensagem com intenção de justificar uma duvida que me deixou bastante curiosa.Trata-se da musica NOVOS RUMOS,gravação de Paulinho da Viola no cd Bebado Samba,faixa 7.Esta musica foi gravada,se não me engano,nos anos 60,talvez antes,por Silvio Caldas.Como sou admiradora desta musica que considero uma obra prima,ela foi composta pelo meu falecido tio Orlando POrto e Rochinha e não por Castro Alves como diz em uma mensagem de um leitor, dirigida a voce há uns meses atras.
Gostaria que esclarecesse esta duvida,pois,esta musica nos traz muita recordação e orgulho.
Obrigada,Maria da Paz

Luis Felipe R. Freitas disse...

Cara Sr. Maria da Paz.
Eu não quero, em hipótese alguma, cometer injustiça em relação ao mérito dos compositores, porque sei o quanto nos pesa esse reconhecimento. A questão da autoria é complicada justamente quando a informação se perde, então não será esta a primeira vez em que um familiar de autor/compositor falecido reivindique, efetivamente, os direitos (para os meios e fins oficiais) e o reconhecimento, pelo público, sobre a autoria de uma obra.
Eu, de fato, não tive acesso aos registros dos compositores da canção Novos Rumos (e entendo que é de um tempo para cá que o cuidado com isso passou a ser tomado. A Biblioteca Nacional, por exemplo, disponibiliza esse tipo de informação para canções registradas a partir de 1995...). Mas entendo, e acredito que o outro leitor que escreveu sugerindo aquela correção não discordaria, que se a Sra. possui proximidade com um dos compositores, deve ser quem dispõe da informação mais precisa e verdadeira.
Perdoe o blog pela imprecisão da informação. O cifraamodaantiga é, inclusive graças à sua própria contribuição, um espaço de discussão, não de verdades inquestionáveis e informações absolutas.
Muito obrigado pela excelente contribuição que poderá, eventualmente, tornar-se nova postagem.
Grande abraço!

Fernanda disse...

Sim, essa música é do meu tio avô Orlando Porto e do Rochinha. Foi gravada primeiro pelo Silvio Caldas.
Abraços
Fernanda Porto

Estacinho disse...

O blog está de parabéns.