Note in English: scroll down up to the bottom of the page.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Quanto mais longe do circo...

Deem-me licença de não falar de Jards Macalé. É aquele não falar falando, que enfim, é falar. Existe muita fofoca em torno das posturas adotadas por Jards Macalé justamente porque ele, segundo se sabe, sempre se manteve alheio e acima de questões (que eu consideraria) menores.

Isto é, quando muitos nomes de peso começaram a suavizar as críticas e metáforas em suas letras para prostituir sua arte, Jards Macalé manteve-se um artista fiel à sua arte. E quando a MPB deixou de ser arte para se tornar produto facilmente digerível pelas massas, Jards Macalé "não foi na onda" e, como alguns diriam, "não cuidou da sua carreira". Acho que é só o que eu posso dizer. Que grande artista!

Deixo uma sugestão de uma samba de primeira linha que é a canção que dá título ao seu álbum de 1977, Contrastes. Ah, e duvido quem não achar genial o verso "quanto mais longe do circo / mais eu encontro palhaço". É o tipo de verso que fica ecoando tanto na nossa cabeça quanto na realidade, porque, como quereria o Nei Lisboa em Pra Viajar No Cosmos Não Precisa Gasolina, é um verso que diz tudo. Evidentemente que esse dizer tudo só fala ao ouvido de quem entende como a realidade pode ser interpretada por metáforas. Circo não é necessariamente lona e picadeiro e palhaço não é necessariamente Bozo e Carequinha. Depois disso só posso dizer que cada um construa a sua interpretação. Ei-la e deleita-te:



Contrastes

Existe muita tristeza
Na rua da alegria
Existe muita desordem
Na rua da harmonia

Analisando essa história
Cada vez mais me embaraço
Quanto mais longe do circo
Mais eu encontro palhaço

Cada vez mais me embaraço
Analisando essa história
Existe muito fracasso
Dentro do Largo da Glória

Analisando essa história
Cada vez mais me embaraço
Quanto mais longe do circo
Mais eu encontro palhaço


Até a próxima!

Luis Felipe



Nenhum comentário: